O COMPORTAMENTO DO ÍNDICE DE GINI NO BRASIL EM FUNÇÃO DA RENDA DOMICILIAR PERCAPTA APÓS A IMPLANTAÇÃO DO PLANO REAL
Palabras clave:
Índice de Gini. Renda domiciliar percapta. Inflação.Resumen
O presente artigo analisa como o índice de gini, índice que mede a qualidade da distribuiçãode renda de um país se comportou no Brasil em função das alterações na renda domiciliarpercapta, ou seja, a renda média por habitante dos domiílios familiares, após a implantaçãodo Plano Real em 1994. Antes, porém relata-se quais foram os principais planoseconômicos implementados no Brasil no período de 1986 a 1994, sendo possível perceberos esforços empreendidos pelas autoridades econômicas do Brasil no sentido, de reduzir aníveis comportados a taxa de inflação. Considerando que o plano real fora importante noprocesso de estabilização da economia, em especial no controle da inflação, variável chaveno processo de distribuição de renda, explica-se por meio de cálculos econométricos eestatísticos como índice de gini fora influenciado pela renda domiciliar percapta e pelainflação no período de 1995 a 2010.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado