POLÍTICAS PÚBLICAS E SEGURANÇA ALIMENTAR:UMA VISÃO INSTITUCIONAL
Palabras clave:
Neo-institucionalismo, Políticas Públicas, Segurança Alimentar.Resumen
A presente formulação tem por objetivo apresentar, de maneira sucinta, aspectos teóricos fundamentais sobre neo-institucionalismo, redes de poder e políticas públicas articulados na ampla temática da segurança alimentar. O texto está estruturado em três pilares: o primeiro salientou pressupostos analíticos dos neo-institucionalistas em suas três versões mais difundidas, focando a teoria das instituições e suas adições aos estudos envolvendo políticas públicas. O segundo pilar parte do marco de análise do novo
institucionalismo na temática de redes de poder com recorte em políticas públicas, e, por último, foram apresentadas as concepções acerca do tema segurança alimentar, bem como suas políticas sob o aspecto institucional e possíveis avaliações de programas. A partir da discussão traçada ao longo deste trabalho, pode-se entender políticas de segurança alimentar como integrantes de uma rede de políticas que são dependentes de recursos de poder desencadeados a partir de formulações institucionais, tendo um importante papel na agenda e na prática da ação pública.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado