INFLUÊNCIA DOS ÁCIDOS NAFTALENO ACÉTICO E ÁCIDO INDOL BUTÍRICO (AUXINAS) NO DESENVOLVIMENTO in vitro DE PLÂNTULAS DE Cyrtopodium saintlegerianum Rchb. F. (ORCHIDACEAE)
Palabras clave:
cultura de tecidos de plantas, reguladores de crescimento, orquídeasResumen
A propagação vegetativa in vitro mediante a cultura de tecidos favorece o crescimento de uma nova planta fora do seu ambiente natural. Esta técnica vem sendo empregada para a produção e multiplicação de plantas em curto prazo. Contudo, o preparo do meio de cultura é fundamental no desenvolvimento da espécie propagada, sendo importante empregar o tratamento adequado à determinada espécie vegetal. Neste trabalho foi realizado o cultivo in vitro de plântulas de Cyrtopodium saintlegerianum Rchb. f. (Orchidaceae) submetidas a diferentes tratamentos com reguladores de crescimento: ácido naftaleno acético (ANA) e ácido indol butírico (AIB). O objetivo foi comparar o desenvolvimento da planta sob diferentes concentrações desses reguladores de crescimento. O material vegetal consistiu de plântulas de C. saintlegerianum originadas de germinação in vitro, e que foram mantidas por 60 dias em meio de cultura MS. Posteriormente, estas plântulas foram submetidas a sete tratamentos "“ (T1): Meio MS; (T2): MS + 1,0 mg/L de ANA; (T3): MS + 2,0 mg/L de ANA; (T4): MS + 4,0 mg/L de ANA; (T5): MS + 1,0 mg/L de AIB; (T6): MS + 2,0 mg/L de AIB; e (T7): MS + 4,0 mg/L de AIB. Cada tratamento foi composto por 20 tubos de ensaio com 20 ml do meio de cultura. Em cada frasco foram inoculadas duas plântulas, as quais foram submetidas as mesmas condições de iluminação e temperatura. Após 60 dias, foram avaliados o número de folhas, número de raízes, número de brotos, comprimento da maior raiz e altura das plantas. Verificou-se que a presença dos reguladores favoreceu a formação de raízes e brotos. Quanto à formação de raízes, os tratamentos T2, T3, T4, T5 e T6 não se diferiram estatisticamente. Em relação ao número de brotos, T5 obteve média superior. Os resultados indicam, portanto, que o uso de reguladores de crescimento, como as auxinas, pode favorecer o crescimento de plântulas de C. saintlegerianum in vitro.Descargas
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado