ANÁLISE DE HÁBITOS ALIMENTARES ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE OS RISCOS DA ANOREXIA E BULIMIA

Autores/as

  • Wiliane Ferreira da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Cristiene Costa Carneiro Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Adolescentes. Distúrbios Psicológicos. Influência da Mídia. Prejuízos Biológicos. Transtornos Alimentares.

Resumen

A anorexia e a bulimia são distúrbios psicológicos distintos, mas ambas ligadas a maus hábitos alimentares, os quais tem se tornado rotina na vida dos adolescentes contemporâneos. Por meio de uma pesquisa-ação com 100 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública de ensino, localizada em Palmeiras de Goiás, o presente estudo teve por objetivo analisar os hábitos alimentares dos estudantes e fazer uma reflexão sobre os riscos da anorexia e bulimia. Para isso, foi aplicado aos alunos um questionário com perguntas de múltipla escolha com o intuito de conhecer e identificar, entre outras coisas, seus hábitos alimentares, estilo de vida e conhecimento sobre os transtornos alimentares. Esta pesquisa evidenciou as mudanças ocorridas na alimentação dos seres humanos que com o passar dos tempos foi substituindo os alimentos naturais pelos industrializados, ricos em substâncias que contribuem para o aumento de peso corporal. Em consequência do aumento de peso, aumenta à vitimização por meio de bullying e a perda da autoestima. Além disso, destacou-se a forte preocupação que os adolescentes, em especial as meninas, tem com a imagem corporal, a maioria devido à forte influência imposta pela mídia por meio das campanhas publicitárias. A baixa aplicabilidade de projetos pedagógicos relacionados ao tema anorexia e bulimia dentro da unidade escolar estudada tem dificultado a disseminação do conhecimento entre os adolescentes e precisa ser revista para que não haja, no futuro, maiores problemas de saúde devido a tais transtornos alimentares.

Biografía del autor/a

Wiliane Ferreira da Silva, Universidade Federal de Goiás

Pós-graduanda do curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás.

Cristiene Costa Carneiro, Universidade Federal de Goiás

Mestre e doutoranda em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2016-02-18

Número

Sección

Artigos