OS CONFLITOS SOCIOAMBINTAIS E A EDUCAÇÃO: UM ESTUDO QUALITATIVO DO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores/as

  • Wendel Souza Santos Graduado em Pedagogia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC.
  • Natália Bastos da Cunha Graduada em Pedagogia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC.
  • Tamara Santos de Santana Graduada em Pedagogia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC. Mestra em Educação Científica e Formação de Professores- UESB.

Palabras clave:

Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental, Currículo Escolar

Resumen

A pesquisa trata-se da relação do meio ambiente e a educação, permitindo entender de que forma a Educação Ambiental (EA) é tratada nos currículos escolares. O trabalho teve como objetivo descrever as estratégias de abordagem da EA, que deve estar contido na grade curricular baseando-se no que é considerado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Utilizamos a pesquisa qualitativa descritiva de cunho bibliográfico. Diante da complexidade do tema, torna-se preciso um processo de formação de educadores para trabalhar com as questões ambientais. Destacamos, além da importância dessas questões no currículo escolar, a necessidade do desenvolvimento de projetos perenes, ao tratar dos problemas ambientais de forma regular e de práticas coerentes em defesa de um ambiente sustentável.

Biografía del autor/a

Wendel Souza Santos, Graduado em Pedagogia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC.

Graduado em Pedagogia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC.

Natália Bastos da Cunha, Graduada em Pedagogia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC.

Graduada em Pedagogia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC.

Tamara Santos de Santana, Graduada em Pedagogia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC. Mestra em Educação Científica e Formação de Professores- UESB.

Graduada em Pedagogia Pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC. Mestra em Educação Científica e Formação de Professores- UESB.

Publicado

2016-03-12

Número

Sección

Artigos