ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA PRODUÇÃO DE NOVOS CONCRETOS
Palabras clave:
Concreto novo, Resíduos de construção civil, Agregados de construção civil.Resumen
O campo da Construção Civil é responsável por um grande impacto ambiental, principalmente com o grande volume de resíduos gerados em obras de construção ou de demolição, afetando também com a retirada de recursos naturais, como: areia, brita, cal, água potável e madeira. Várias maneiras têm sido desenvolvidas para reduzir a geração de resíduos na fonte, reutilizando sempre que possível na forma de agregados reciclados. As diferentes formas de dosar os concretos, bem como os diferentes tratamentos dados aos agregados reciclados, influenciam as propriedades do concreto nos estados fresco e endurecido. O trabalho teve como objetivo abordar a influência da adição do Resíduo de Construção Civil (RCC) como agregado, na resistência à compressão do concreto. A prática deste se deu em Brasília "“ DF onde se verificou as principais características dos resíduos e notou-se a predominância de fragmentos cerâmicos em sua composição, os métodos utilizados para dosar os concretos reciclados são os mesmos para dosar concretos convencionais, com alguns ajustes de parâmetros. O agregado foi utilizado na sua fração miúda e graúda, em percentuais três percentuais fixados em 0%, 50% e 75% de substituição. A adição de 50% do RCC como agregado, apresentou valores bem aproximados aos 7 e aos 14 dias, aumentando a resistência aos 28 dias, mas, apesar disso, em relação ao concreto de referência, a resistência foi baixa. É possível perceber com a adição de 75% do RCC a resistência sempre manteve abaixo de tanto do concreto referência quanto do concreto com adição de 50%, mas foi ganhando resistência aos 7 e 28 dias de cura, percebendo-se que aos 28 dias ficou apenas 2 Mpa abaixo do concreto com 50% de RCC. De acordo com os ensaios realizados, verificou-se que a utilização do resíduo como substituto parcial do agregado torna-se uma alternativa, pois para execução de algumas obras os valores de resistência obtidos ficariam de acordo com o solicitado, um exemplo seria paracalçadasem concreto que devem ser construídas com um fck de 12Mpa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado