VIGOREXIA: A PATOLOGIA DO CULTO AO CORPO
Palabras clave:
vigorexia, exerício físico, autoimagem, musculação, distúrbio.Resumen
O objetivo do presente estudo foi verificar por meio de uma revisão bibliográfica as principais características e consequências da vigorexia na sociedade atual. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados scielo,google scholar, pubmed e capes, utilizando as palavras-chave "vigorexia" "exerício físico" "autoimagem" "musculação" e "distúrbio", e utilizados para a confecção do artigo aqueles estudos que possuíam maior relevância para o tema proposto. A prática excessiva de exerício físico em consonância com distúrbios da autoimagem corporal foram identificados como principais características da vigorexia. O emprego de terapias cognitivo-comportamentais em conjunto com orientações dos treinadores e profissionais de Educação física tem sido considerados os tratamentos mais indicados e eficazes na prevenção e controle da patologia, assim, os indivíduos acometidos pela vigorexia devem ser conscientizados em relação aos prejuízos causados pelo distúrbio, visando a prática de exerícios físicos norteada pelo bem estar físico e mental.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado