O CONCEITO DE AMIZADE EM ARISTÓTELES
Palabras clave:
Ética, Amizade, Pólis, Justiça,Resumen
A reflexão sobre a amizade não é nova e muitos ensaios e livros esse conceito nos seus mais variados aspectos. Desde a Grécia antiga até os nossos dias, acadêmicos, poetas, filósofos e até pessoas que não fazem parte desses írculos se debruçam sobre o assunto com a finalidade de apreender o conceito do que seja realmente a amizade, assim apresentam a cada dia ideias e interpretações que suscitam nos leitores novas questões. Uma nova reflexão sobre um tema já bastante investigado não esgota suas possibilidades, pelo contrário, nos faz copartícipes de uma longa tradição filosófica, além de nos possibilitar a afirmação de uma posição/interpretação filosófica dos textos. Não sendo minha pretensão esgotar tudo que se pode pensar sobre a amizade, até por saber dessa impossibilidade, proponho-me a refletir sobre o sentido da amizade na Ética a Nicômaco, mais especificamente nos capítulos VIII e IX, buscando compreender as formas de amizade e seu sentido na instituição do bem viver em comunidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado