IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA VEGETAL, CURSO DE EXTENSÃO: DESCRIÇÃO DA ANATOMIA FOLIAR E HISTOQUIMICA DE Plectranthus barbatus Andrews (LAMIACEAE)

Autores/as

  • Maria Tereza Faria Faculdade Araguaia
  • Divina Aparecida Anunciação Vilhalva

Palabras clave:

Testes histoquímicos, descrição lâmina foliar, metabólitos, boldo.

Resumen

Vários alunos vêm demonstrando desinteresse pelo ensino de Botânica, sobretudo os de graduação, o que têm preocupado muitos professores dessa área. Despertar nos alunos, o interesse pela Botânica tem sido um desafio. Com o intuito de motivar e despertar o interesse dos alunos pelo ensino da Botânica propôs-se um curso de extensão na Faculdade Araguaia, Goiânia, Goiás, intitulado: "Conhecendo as plantas por dentro, mitos e realidades", durante o curso, foi sugerido aos alunos a realização de um trabalho de botânica, que envolvesse a análise anatômica e histoquímica de uma planta medicinal. O boldo (Plectranthus barbatus) foi à planta medicinal escolhida pelos alunos. Para as observações anatômicas, foram realizadas oficinas de técnicas usuais de anatomia vegetal. Dentre as técnicas, os testes histoquímicos foram utilizados a fim de evidenciar possíveis metabolitos secundários. A análise anatômica de P. barbatus permitiu observar que a lâmina foliar apresenta epiderme uniestratificada recoberta por cutícula delgada e estriada.Os estômatos diaciticos foram predominantes na face abaxial.Presença de tricomas tectores simples unisseriados uni a pluricelulares; glandulares peltados e capitados em ambas as faces, com maior abundância na face abaxial.O mesofilo isodiamétrico. A nervura principal apresenta contorno biconvexo, com feixes vasculares colaterais envoltos por endoderme. O bordo apresenta forma arredondada. Os principais compostos detectados foram: lipídios totais, compostos fenólicos, óleos essenciais e amido. Os resultados do trabalho foram mostrados a comunidade acadêmica através da elaboração de um pôster e apresentação em evento científico. Os alunos relataram que as estratégias utilizadas possibilitaram o aprendizado de uma maneira mais eficaz e prazerosa.

Biografía del autor/a

Maria Tereza Faria, Faculdade Araguaia

Possui graduação em Ciências Biológicas- Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado em Biologia, na área de concentração em biologia Celular e Molecular pela universidade Federal de Goiás (2008) e Doutorado em Botânica pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente coordenadora pedagógica e professora orientadora no programa de pós- graduação em Tecnologias aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB), do Departamento de Morfologia (DMORF_ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Titular da área de Botânica da Faculdade Araguaia, Goiás, ministrando as disciplinas de Morfologia, anatomia, sistemática e fisiologia vegetal. Atua nas seguintes áreas: Botânica, quimiotaxonomia, fitorremediação e educação.

Publicado

2018-12-30

Número

Sección

Artigos