LEVANTAMENTO TAXONÔMICO DA FAMÍLIA EUPHORBIACEAE JUSS NA FLORESTA NACIONAL DE SILVÂNIA, GOIÁS, BRASIL
Palabras clave:
Conservação, Diversidade, Euphorbiaceae, Flora do Cerrado, TaxonomiaResumen
Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de pesquisa desenvolvida no âmbito do trabalho de final de curso do curso de Ciências Biológicas- licenciatura da Faculdade Araguaia. Euphorbiaceae Juss. compreende um dos grupos taxonômicos mais complexos e morfologicamente diversos entre as Eudicotiledôneas. Destaca-se por abrigar 6.300 espécies reunidas em 245 gêneros, distribuídas principalmente nas regiões tropical e subtropical. No Brasil está representada por 1100 gêneros e 72 espécies em todos os biomas. Com o propósito de contribuir com o conhecimento da diversidade de Euphorbiaceae no Estado de Goiás, e com a ameaçada e ainda pouco conhecida flora do bioma Cerrado, foi realizado o estudo taxonômico desta família na Floresta Nacional de Silvânia (FLONA-Silvânia) em Goiás que é uma Unidade de Conservação com área de aproximadamente 487,37 ha situada entre as coordenadas 16º39'S e 48º36'W e com distintas fitofisionomias, sendo a predominante o cerrado sensu stricto. Para tanto foram realizados levantamento de literatura e coletas mensais desde janeiro de 2013 para obtenção de material botânico, registro fotográfico e observação das populações em campo. O material coletado, após procedimentos usuais em Taxonomia Vegetal foi depositado no Herbário da Universidade Federal de Goiás. Foram encontradas 25 espécies distribuídas em11 gênero sendo. O tratamento taxonômico admitido neste trabalho é composto por descrição morfológica, comentários sobre a distribuição geográfica e fenologia de cada espécie, além de imagens constando de caracteres relevantes para a identificação de cada táxon. A maioria das espécies ocorre predominantemente em cerrado, caatinga e florestas da mata atlântica e amazônica. Nossos resultados demostram uma considerável riqueza de Euphorbiaceae para a área estudada se considerada sua dimensão, ao mesmo tempo em que destaca a importância de se preservar as Unidades de Conservação como a estudada, a qual apesar de pequena abriga uma flora diversa e escassamente conhecida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado