DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS NA VIDA IDOSA: POLÍTICAS PÚBLICAS, CAPITALISMO E O GRUPO DE CONVIVÊNCIA VERA CRUZ II

Autores/as

  • Regys Rodrigues da Mota Faculdade Araguaia
  • Ana Maria Barreto Faculdade Araguaia

Palabras clave:

Idosos, direitos sociais, assistência social, Desafios, qualidade de vida.

Resumen

Este trabalho tem como finalidade expor uma pesquisa realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Vera Cruz II) na Região Oeste de Goiânia, elaborada com o objetivo de conhecer a realidade dos idosos no seu convívio social e familiar. Buscou-se verificar quais os desafios vivenciados pelos idosos em uma sociedade muitas vezes taxada de preconceituosa e excludente, bem como conhecer a concepção dos mesmos sobre o envelhecer com qualidade. Procurou mostrar as conquistas dos idosos mediante a Constituição Federal de 1988, a promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e a Politica Nacional dos Idosos (PNI) instituída pela Lei 8.842/94, regulamentada em 03/06/1996 através do Decreto 1.948/96. Para a compreensão desses diferentes aspectos optou-se pela realização de estudo bibliográfico e da pesquisa de campo mediante aplicação de questionário semiestruturado e da entrevista.

Biografía del autor/a

Regys Rodrigues da Mota, Faculdade Araguaia

Graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, professor na Faculdade Araguaia.

Ana Maria Barreto, Faculdade Araguaia

Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Faculdade Araguaia, funcionária pública da Secrataria Municipal de Aparecida de Goiânia.

Publicado

2016-12-30

Número

Sección

Artigos