REFLEXÕES ÉTNICA/RACIAL SOBRE A REALIDADE BRASILEIRA
Palabras clave:
racismo, cotas raciais, mercado de trabalhoResumen
A república federativa do Brasil é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. Entretanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma,seu pleno desenvolvimento econômico, político e social. O presente trabalho visar propor uma discussão sobre os aspectos de exclusão racial, racismo, diversidade étnico-racial e a aplicação do sistema de cotas. O questionamento central que norteia esse debate posiciona-se com a seguinte indagação: até que ponto o sistema de cotas resgata a cidadania, a auto-estima da negritude que ha anos, historicamente ficou prejudicado pelos aspectos de racismo, escravidão, segregação e preconceito? A realização deste estudo consolidou-se com a aplicação da pesquisa exploratória de base bibliográfica de livros, artigos e dissertações de acervo digital e dados secundários. A atuação em diferentes áreas, temáticas, organismos como a sociedade civil e acadêmica no Brasil vem contribuindo frente a esses impasses de desigualdade e desrespeito a esses povos. Contudo o programa de cotas visa corrigir injustiças históricas provocadas pela escravidão na sociedade brasileira.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado