METODOS DE CUSTEIO: um estudo da disponibilidade de informações no Muniípio de Carmo da Cachoeira
Palabras clave:
Contabilidade Pública. Contabilidade de Custos. Métodos de custeio.Resumen
O Presente artigo analisa a disponibilidade de dados e informações no Muniípio de Carmo da Cachoeira para aplicação dos métodos de custeio: o custeio direto, custeio por absorção e o custeio por atividades também conhecido por ABC (Activity Based Costing). Especificamente foi analisado o custo de uma consulta médica e de uma consulta odontológica oferecidos no Programa Saúde Família (PSF). Para o levantamento de dados pelo método de custeio direto e por absorção, foram elaborados quadros seguindo os conceitos expostos neste artigo. Para construção dos quadros do método de custeio ABC, foram seguidos os exemplos práticos dos autores Cruz; Platt Neto (2008, p. 127 a 132)[1]. Apesar da granularidade exigida por um sistema de custos, conclui-se que a Administração do Muniípio de Carmo da Cachoeira dispõe de dados para a implementação de um dos três métodos. Mesmo que o sistema informatizado não ofereça recursos para registros dos dados, as informações podem ser obtidas através de relatórios do setor de contabilidade, setor de pessoal, setor de almoxarifado e índices das secretarias.
[1] CRUZ, Flavio da; PLATT NETO, Orion Augusto. Contabilidade de custos para entidades estatais: metodologia e casos simulados. Belo Horizonte: Fórum, 2007, p. 127 a 132.
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado