BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Fernanda Ramos Parreira Faculdade Araguaia
  • Jéssika Silvério Rodrigues Faculdade Araguaia

Palabras clave:

Bullying, Educação Física, Segregação.

Resumen

Nesta pesquisa, realiza-se uma análise da problemática de como as aulas de Educação Física podem auxiliar no combate ao bullying, de maneira a propiciar reflexões e discussões sobre o referido tema, com o propósito de melhoria e intervenção, por parte das instituições escolares, dessa prática. Compreender como a Educação Física pode contribuir na prevenção e redução do bullying no âmbito escolar é o objetivo deste estudo, pois é importante conhecer as consequências que esse fenômeno pode acarretar para a sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que obteve seus dados por meio de entrevista com um professor de uma instituição privada da cidade de Goiânia e de uma análise de dados secundários em bancos de dados governamentais, a exemplo da PenSE 2016 (Pesquisa
Nacional de Saúde na Escola). O bullying entre os estudantes é um problema complexo, não existindo soluções simples para sua redução, estando seus atos presentes em todas as escolas.

Biografía del autor/a

Fernanda Ramos Parreira, Faculdade Araguaia

Docente do curso de Educação Física da Faculdade Araguaia, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia - UFG, Mestre em Ciência Política - UFG.

Jéssika Silvério Rodrigues, Faculdade Araguaia

Discente do curso de Educação Física da Faculdade Araguaia

Publicado

2017-05-12

Número

Sección

Artigos