TRANSPORTE DE NITRATO EM CAMADA DE SOLO COMPACTADA

Autores/as

  • Leonardo Ramos da Silveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Águas Lindas
  • Renato Welmer Veloso Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Águas Lindas
  • Newton Moreira Souza Universidade de Brasília
  • André Luís Brasil Cavalcante Universidade de Brasilia

Palabras clave:

solo compactado, ensaio de difusão, transporte de nitrogênio.

Resumen

A disposição inadequada de resíduos sólidos, principalmente os gerados do saneamento básico tem se tornado uma preocupação constante ao meio ambiente. Estes resíduos apresentam em sua composição constituintes físico-químicos e biológicos que podem contaminar o solo e os recursos hídricos. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a cinética de difusão de nitrato através de uma camada de solo compactada. A pesquisa foi realizada investigar a percolação de nitrato por meio de ensaios de difusão em escala laboratorial, com diferentes concentrações do extrato de lodo bruto em diferentes dias. A difusão do nitrato causou pouca dispersão no solo compacto. A concentração de nitrato no corpo de prova diminuiu do topo para a base, o que foi observado nas amostras com oito e 32 dias de experimento. Nestas amostras houve aumento na quantidade de íons adsorvidos e/ou difundidos. Isso indicou que a tempo de contato do nitrato com o solo foi um fator importante nesse aumento. Para o ensaio de sorção notou-se um ajuste satisfatório para ambas isotermas utilizadas.

Biografía del autor/a

Leonardo Ramos da Silveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Águas Lindas

Graduado em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestre em Engenharia de Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e doutor em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UNB). Professor Profissional IV da Universidade Paulista Campus Brasília ministrando e pesquisando os seguinte assuntos: Sistemas de Tratamento de água e Esgoto, Mecânica dos solos e Geologia, Hidraulica de Hidrologia, Métodos de Pesquisa e Metodologia da Pesquisa Cientifica. Atualmente é professor efetivo do IFG-Goiás.

Renato Welmer Veloso, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Águas Lindas

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Federal de Viçosa, mestre e doutor pela mesma instituição ( Solos e Nutrição de Plantas. Tem experiência em contaminação de solos, drenagem acida.

Newton Moreira Souza, Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília, possui experiência em cartografia, contaminação de solos. Membro do Programa de Pós Graduação em Geotecnia.

André Luís Brasil Cavalcante, Universidade de Brasilia

Professor na Universidade de Brasília, possui experiência em modelagem ambiental, fluxo e transporte de contaminantes. Membro do Programa de Pós Graduação em Geotecnia.

Publicado

2018-08-03

Número

Sección

Artigos