O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DO IMPÉRIO AO GOLPE MILITAR.

Autores/as

  • DAYANNA SANTOS Universidade Federal de Goias

Palabras clave:

ensino superior, reforma, expansão

Resumen

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise histórico-documental crítica do ensino superior no Brasil do período imperial ao Golpe Militar no contexto da Reforma Universitária de 1968, com a implementação do Decreto de Lei nº5540/1968. O argumento defendido é o de que a história do ensino superior no Brasil não pode ser investigada sem considerar-se sua relação com o desenvolvimento sócio histórico brasileiro e que tal história é cingida pelo elitismo e pela exclusão. A análise busca ainda salientar o fato de o projeto capitalista, dependente-associado dos centros hegemônicos internacionais, ter influenciado o ensino superior no Brasil, sobretudo, durante o regime militar considerando a expansão do número de vagas.

Palavras-chave: Ensino Superior; reforma; expansão

Biografía del autor/a

DAYANNA SANTOS, Universidade Federal de Goias

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goias. 

Docente no Instituto Federal de Goias

Publicado

2018-10-23

Número

Sección

Artigos