UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: concepções e instrumentos

Autores/as

  • Leandro Ferreira Rodrigues Centro Universitário Alves Faria
  • Leide Dayanne Silva de Sousa Universidade Federal de Goiás
  • Paulino Antonio da Silva Moreira Universidad Europea del Atlántico http://orcid.org/0000-0002-9538-5593

Palabras clave:

avaliação, aprendizagem, docente

Resumen

Este artigo apresenta uma análise da concepção que os docentes do ensino superior possuem sobre avaliação de aprendizagem e os instrumentos avaliativos utilizados no processo de avaliação em duas instituições do ensino superior, sendo uma particular e uma privada sob o enfoque docente. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica e de campo com uso de questionário fechado, o questionário aplicado foi disponibilizado de forma online, via Google forms, e enviado por email para o público participante da pesquisa o que possibilitou verificar qual concepção fundamenta a pratica avaliativa dos professores e quais instrumentos avaliativos mais utilizados pelos docentes. Os resultados demonstram que examinar para avaliar é a concepção que permeia suas ações avaliativas e a prova é o instrumento mais utilizado nesse processo. Conclui-se então, que existe um caminho a ser percorrido até que o processo avaliativo deixe de ser uma prática de exames e passe a ser um processo qualitativo o que leva a entender a avaliação como um processo contínuo.

Biografía del autor/a

Leandro Ferreira Rodrigues, Centro Universitário Alves Faria

Possui, Pós-graduação em Docência Universitária da Faculdade (UNIALFA), também é Bacharel em Administração pela Faculdade Padrão-GO.

Leide Dayanne Silva de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Possui pós-graduação lato sensu do curso de Especialização em Arte Educação Intermediática Digital (EMAC/UFG). Possui Especialização em Educação Inclusiva com ênfase no AEE (FABEC). Possui graduação de Tecnologia em Design de Moda pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein (FALBE).

Paulino Antonio da Silva Moreira, Universidad Europea del Atlántico

Possui pós-graduação lato sensu do curso de Especialização em Inovação em Mídias Interativas pela Universidade Federal de Goiás (InMídias/UFG). Possui graduação de Tecnologia em Design de Moda pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (FPSJ). Mestrando em Educação pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).

Publicado

2018-12-05

Número

Sección

Artigos