OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DO SETOR DE SERVIÇOS

Autores/as

  • André Carvalho Lindemam Faculdade Araguaia
  • Ronaldo Rosa dos Santos Junior Coordenador dos Cursos de Administração e Gestão Comercial na Faculdade Araguaia
  • Karla Kellem de Lima Coordenadora do curso de Pós-graduação em Planejamento Tributário, Auditoria e Controladoria e Perícia, Auditoria e Direito Tributário - Faculdade Araguaia

Palabras clave:

qualidade de vida, serviços, aspectos psicológicos

Resumen

O cenário de alta competitividade provoca uma nova realidade social, inclusive no ambiente de trabalho. Os colaboradores passam a ter maior importância, e, assim, as empresas procuram adotar medidas para que o ambiente de trabalho possa promover a qualidade de vida, permitindo e contribuindo para que o colaborador possa se desenvolver pessoal e profissionalmente. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo foi analisar como os aspectos psicológicos e comportamentais relacionados a qualidade de vida no trabalho se caracterizam na percepção de profissionais que trabalham em cargos de auxiliares de serviços gerais em uma empresa de prestação de serviços. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, com um grupo de profissionais de uma empresa de prestação de serviços de manutenção predial em Goiânia/GO. A amostra foi composta de 14 profissionais. Os dados foram coletados através do uso da escala TQWL-42 -Total Quality of Work Life (Qualidade de Vida no Trabalho Total). A análise dos dados foi realizada a partir da estatística descritiva com base no instrumento TQWL-42. Os resultados revelaram que a esfera Psicológica e comportamental obteve 55,36 pontos, sendo considerada satisfatória. Em relação aos 04 aspectos referentes a esta esfera, a autoestima obteve 70,54 pontos, o feedback obteve 66,07 e a significância da tarefa alcançou 61,61 pontos, sendo considerados satisfatórios. Por fim, o aspecto desenvolvimento pessoal e profissional alcançou 23,21 pontos, sendo considerado muito insatisfatório. Assim, conclui-se que a esfera psicológica e comportamental foi considerada satisfatória, assim como três aspectos que a compõe, porém, torna-se importante a análise e ações para melhorar o aspecto desenvolvimento pessoal e profissional que obteve uma pontuação considerada muito insatisfatória.

Biografía del autor/a

André Carvalho Lindemam, Faculdade Araguaia

Professor no curso de Administração

Departamento de Administração - FACULDADE ARAGUAIA

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Publicado

2018-08-31

Número

Sección

Artigos