MOSQUITO Aedes aegypti: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PARTICULAR

Autores/as

  • Gabriel Campos de Souza Faculdade Araguaia.
  • Hélcio Marques Junior Faculdade Araguaia e Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumen

A questão da prevalência e do aumento dos casos de dengue no Brasil está diretamente relacionada com as condições climáticas e sociais, ideais para a ascensão do Aedes aegypti. Por conseguinte, se fez necessário compreender qual o nível de conhecimento de estudantes do ensino fundamental II de uma escola especifica do muniípio de Goiânia-Goiás a respeito do assunto. Objetivamos averiguar em diferentes fases da aprendizagem fundamental, as diferentes percepções em diversas faixas etárias sobre a dengue e, por conseguinte o vetor da mesma. Foi realizada uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica, além da aplicação de um questionário junto aos estudantes participantes. Desvelou-se que para os estudantes da escola em questão, a maior parcela do público alvo mostrou conhecer as características básicas do Aedes aegypti, bem como a principal virose a ele atribuída, a dengue, o que demostra conhecimento sobre esta patologia corroborando para uma possível educação ambiental e diminuição da doença.

Biografía del autor/a

Hélcio Marques Junior, Faculdade Araguaia e Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2009) e graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Especialização em Docência Universitária (2010) e Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Atualmente é professor titular do curso de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Pedagogia da Faculdade Araguaia, onde faz parte como membro do núcleo Docente Estruturante (NDE), professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Engenharia Ambiental . Tem experiência na área de Ecologia, Biologia Geral, Desenvolvimento Sustentável, Arborização Pública e Educação Ambiental, Educação e Saúde Publica.

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Publicado

2019-06-15

Número

Sección

Artigos