A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEM ESTÁGIO VOLUNTÁRIO NA ESCOLA

Autores/as

  • Késia Brasil Pereira Nacif Facudade Araguaia, NEPEG
  • Monica Pereira de Oliveira Faculdade Araguaia - NEPEG

Palabras clave:

Psicopedagogia, Dificuldade de aprendizagem, Escola

Resumen

 O estágio voluntário institucional é um momento impar de aprendizagem para o Pós-graduando em Psicopedagogia, pois possibilita vivenciar o exerício da prática profissional associando aos conhecimentos teóricos. Este artigo tem como objetivo relatar as observações, as experiências, o aprendizado, o estudo de caso e as atividades desenvolvidas durante o estágio voluntário extracurricular realizado na escola Centro de Formação Vida Nova da Vila São José Bento Cottolengo, da cidade de Trindade, muniípio do estado de Goiás. A Psicopedagogia como área do conhecimento, estuda e participa da aprendizagem humana. É uma práxis que trabalha as interfaces da aprendizagem compreendendo como o sujeito aprende. Sendo assim, o trabalho psicopedagógico assume vários vieses, tanto em nível de prevenção, clínico, terapêutico ou de treinamento. Assistir a população infanto- juvenil escolar foi muito importante do ponto de vista pessoal e profissional, pois oportunizou o desenvolvimento de atividades exclusivas do psicopedagogo institucional como triagem psicopedagógica, provas projetivas psicopedagógicas, provas operativas, provas pedagógicas, Entrevista Operativa Centrada na aprendizagem, estimulação em grupo por meio de oficinas, orientações à pais e professores. O estágio voluntário permite ao aluno fazer parte de uma equipe multiprofissional educacional, lidar diretamente com as dificuldades das crianças escolares e familiares. Assumir as funções de um psicopedagogo enquanto acadêmico viabiliza os primeiros contatos com o exerício profissional, reforçando a importância do trabalho interdisciplinar, conhecimento teórico atualizado responsabilidade e autonomia profissional para as práxis.

Biografía del autor/a

Késia Brasil Pereira Nacif, Facudade Araguaia, NEPEG

 Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Especialização em Língua Portuguesa (FAESP, 2009); Especialização em Formação Sócio-econômica do Brasil (UNIVERSO, 2005). Pós-Graduanda no Curso de Especialização em Psicopedagogia da FACULDADE ARAGUAIA

Monica Pereira de Oliveira, Faculdade Araguaia - NEPEG

 Professora orientadora. Graduada em Fonoaudióloga pela Universidade de Franca, Especialista em Audiologia Clínica, Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Educação Inclusiva e Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca- Franca-SP. Docente e coordenadora do Núcleo de Extensão e Pós-graduação da FACULDADE ARAGUAIA

Publicado

2012-06-15

Número

Sección

Artigos