METODOLOGIAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Autores/as

  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal de Goiás, Regional de Jataí http://orcid.org/0000-0003-1693-4804
  • Juliene de Cãssia Leiva Universidade de Araraquara, UNIARA
  • Jéssica Fônseca da Costa Pedagoga. Conselheira Tutelar em Combinado (TO).

Resumen

A temática da pesquisa são as metodologias nas interfaces das áreas da educação especial e educação infantil com foco no AEE. A pesquisa é realizada numa cidade da região sudeste tocantinense e objetiva compreender estas metodologias e elencar alguns desafios à educação escolar e sua gestão. Mesmo partindo de uma única entrevista, portanto, em um contexto muito especifico, a pesquisa é muito significativa para a região, sobretudo às ações extensionistas e de pesquisa desenvolvidas pelo docente orientador. O estudo encaminha a possibilidade de Oficinas de formação continuada voltadas aos professores, pais e gestores, bem como à formação inicial nos cursos de pedagogia colocando em relevo metodologias voltadas ao público da educação especial atendidos na escola de educação infantil.

Biografía del autor/a

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Goiás, Regional de Jataí

Pedagogo (Licenciado pela Universidade de Araraquara)e Licenciado em Matemática (FAFIBE-MG). Especialista em Gestão Educacional (Estácio - Ribeirão Preto). Mestre em Educação (UFSCar) e Doutor em Educação Escolar.

Juliene de Cãssia Leiva, Universidade de Araraquara, UNIARA

Doutora em Educação Escolar (UNESP/FCL). Mestre em Educação Especial (UFSCar). Psicóloga (UNESP/Assis). Docente da UNIARA.

Jéssica Fônseca da Costa, Pedagoga. Conselheira Tutelar em Combinado (TO).

Pedagoga.

Publicado

2020-01-16

Número

Sección

Artigos