AUMENTO DA TEMPERATURA, TURISMO, POLUIÇÃO E PESCA: OS RISCOS AOS CORAIS BRASILEIROS
Palabras clave:
Ações antrópicas. Branqueamento. Corais.Resumen
Os recifes de corais estão entre os mais diversos, complexos e produtivos, ecossistemas do planeta, eles são extremamente sensíveis à alguns fatores como mudanças vertiginosas de temperatura e ações antrópicas que levam ao estresse deste biossistema. Desse modo, este estudo faz um levantamento bibliográfico sobre os recifes de corais do Brasil que estão sendo atingidos pelos impactos das mudanças climáticas, poluição, pelas atividades turísticas e pesqueiras, geradas por urbanização acelerada, pela exploração petrolífera e pesca consideradas ameaças antropogênicas potencialmente destrutivas para o ambiente natural marinho onde se formam os corais. O aquecimento das águas oceânicas pode levar ao branqueamento desses organismos e consequentemente danos à sua estrutura. O litoral brasileiro especialmente o nordestino, já revela efeitos de branqueamento recente que pode estar sendo intensificado por atividade humana próximo à costa, indicando 15 espécies de corais, em 14 locais distintos sensíveis aos efeitos de altas temperaturas. Tais estudos detectaram que a ocorrência desses efeitos tem sido intensificada há pouco mais de 20 anos, atingindo muitas espécies endêmicas. Na região amazônica, a variedade de espécies de corais está sendo ameaçada em decorrência de interesses comerciais. Foram analisados neste artigo que a pesca, o turismo e a poluição são as atividades mais nocivas aos corais, sendo que esta última já atinge a nível mundial os corais, produzindo efeitos tóxicos no ambiente marinho.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado