BULLYING ESCOLAR: UMA PESQUISA REALIZADA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE RIO PARDO - RS
Resumen
O artigo tem por objetivo identificar o perfil do bullying entre alunos do 5º ao 9º ano de duas escolas do muniípio de Rio Pardo - RS, Brasil. A amostra foi composta por 200 alunos, com idades entre 10 e 17 anos de duas escolas, uma na zona rural e outra na zona urbana, do muniípio de Rio Pardo - RS. Para coleta de dados se fez uso do questionário de Olweus (1993) adaptado por Mayer (2000): 13,1% dos alunos da escola na zona rural e 34,2% na zona urbana sofreram algum tipo de agressão na escola, sendo a principal forma de agressão ocorrida a verbal. O local em que mais ocorreram as agressões na escola da zona urbana foi o recreio e na escola da zona rural, além do recreio, as salas de aula. Os agressores se caracterizaram como um menino e da mesma turma da vítima.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado