EDUCAÇÃO SEXUAL NA HISTÓRIA BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDOS CIENTÍFICOS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
Palabras clave:
educação sexual, levantamento bibliográfico, estudos acadêmicos.Resumen
A Educação Sexual percorre uma extensa trajetória, do reconhecimento até as suas vivências atuais, passando por avanços e retrocessos que marcaram suas significações em diferentes tempos, sociedades e áreas, em especial, no cenário acadêmico. Diante dessa realidade, essa pesquisa se desdobrou em tentar compreender, investigar e refletir sobre os alcances da Educação Sexual ao longo do tempo no cenário acadêmico, com a hipótese de que a investigação sobre os saberes sexuais ainda mostrando-se tímidos em suas práticas. Para desenvolver essa investigação esse estudo foi divido em duas partes: uma revisão bibliográfica pela historiografia da Educação Sexual no Brasil, e um levantamento bibliográfico em uma plataforma de periódicos acadêmicos, a Scientific Electronic Library Online (SciELO), com artigos nacionais publicados entre 1990 a 2019, em uma análise quantitativa e qualitativa. Os resultados encontrados evidenciaram a ascensão gradual da Educação Sexual nos estudos científicos, e sua forte presença na área da saúde, principalmente nos assuntos relacionados a gravidez precoce e a infecções sexualmente transmissíveis "“ IST. Mostraram também que a área educacional, em especial do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil, ainda possui um acervo escasso de investigações e possibilidades pedagógicas de trabalho. Para tanto, espera-se que diante das compreensões e dados expostos, as reflexões sobre o tema possam se expandir e possibilitar novas discussões e estudos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado