ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO COMPRIMENTO E TEOR DE FIBRAS ADICIONADAS EM REFORÇO DE SOLOS LATERÍTICOS
Palabras clave:
Resistência, Compósito solo-fibras, Deformação.Resumen
A prática de reforço em solos, principalmente os destinados à pavimentação, é bem vista para a ampliação da resistência do solo frente às solicitações cada vez maiores a que rodovias e estradas são submetidas. Esse ganho de resistência depende da matriz dos compósitos solo-fibras, pois sofrem influência das fibras adicionadas podendo provocar mudanças nas propriedades do compósito. Para avaliar a influência das características dimensionais e quantitativas de fibras nas mudanças ocorridas em solos lateríticos, foram estudados dois trabalhos com reforço utilizando fibras de polipropileno, Reschetti Junior (2008) que apresentava ensaios com solo laterítico da região sudeste nacional, e Rocha (2019) que avaliou a influência de fibras de polipropileno na resistência efetiva de um solo argiloso, também do sudeste do país. Realizou-se uma comparação entre os resultados dos ensaios desenvolvidos por cada autor, comparando-os entre si. Verificou-se, de uma forma geral, que a adição de fibras de maior comprimento e em teores que permitam a trabalhabilidade da mistura são indicados para reforço de solos lateríticos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado