A VISÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Inclusão, Ensino Superior, Pessoa com Deficiência.Resumo
Introdução: Atualmente a Inclusão escolar tem sido alvo de constantes debates e buscas por desenvolvimentos e melhorias, entretanto a preocupação existente para a inclusão de alunos nas fases iniciais do ensino ainda não se vê na inserção desse aluno no ensino superior, fato que pode comprometer e até mesmo impedir o ingresso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, especialmente no curso de Educação Física, onde a mobilidade e o movimento são tão abordados, muito se têm a discutir em como tornar acessível às aulas para esses alunos e qual a visão dos professores para a recepção dessa parcela da sociedade. Objetivo: Analisar se existem e quais são os obstáculos para inclusão e permanência de alunos com deficiência na educação superior. Métodos: Esta pesquisa utilizou-se de entrevistas e questionário com questões abertas e fechadas que foram aplicadas em um grupo com 10 docentes do curso de Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior do muniípio de Goiânia, obtendo assim os dados necessários para elaboração de gráficos para análise das informações em associação com revisões literárias referentes ao tema. Resultados: Ainda que os professores sejam de diferentes campos de ensino, suas respostas pouco divergiram sobre seus maiores desafios para a inclusão e a necessidade de adaptação curricular para a recepção de alunos com deficiência. Ao observar os gráficos têm-se uma noção mais evidente das suas experiências na docência e quais ainda são grandes desafios não apenas para eles, mas também para a instituição e da sociedade para que a educação e as inciativas de inclusão no sistema de ensino sejam realmente igualitárias e universais. Conclusão: Fica evidente que muito além de adaptações físicas e estruturais, o processo de inclusão de alunos com deficiência se dá principalmente pela mudança social, os professores exercem papel fundamental, executando as mudanças pedagógicas e curriculares na expectativa de reconduzir sua proposta educacional, entretanto, sozinho o profissional irá se frustrar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado