REFLETINDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARA REPENSAR O ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Ensino, Conhecimento, Tecnologia, CiênciaResumo
O objetivo deste artigo é promover uma reflexão considerando a conexão da Alfabetização Científica (AC) com a educação na perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Metodologicamente, trata de uma pesquisa bibliográfica firmada na perspectiva qualitativa em que se assenta em o paradigma interpretativo. Os resultados trazem que o ensino de Ciências pode contribuir para uma aproximação da ciência com o cidadão. A literatura faz destaque para a ideia do ensino de ciências para a formação de cidadãos críticos atuantes na sociedade. Nas considerações finais sugere-se que outros estudos podem ser realizados no sentido de apresentar com mais clareza os conceitos e as conexões da AC com CTS, o que certamente enriquecerá essa discussão.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado