REFLETINDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARA REPENSAR O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Erisnaldo Francisco Reis Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - Univates

Palavras-chave:

Ensino, Conhecimento, Tecnologia, Ciência

Resumo

O objetivo deste artigo é promover uma reflexão considerando a conexão da Alfabetização Científica (AC) com a educação na perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Metodologicamente, trata de uma pesquisa bibliográfica firmada na perspectiva qualitativa em que se assenta em o paradigma interpretativo. Os resultados trazem que o ensino de Ciências pode contribuir para uma aproximação da ciência com o cidadão. A literatura faz destaque para a ideia do ensino de ciências para a formação de cidadãos críticos atuantes na sociedade. Nas considerações finais sugere-se que outros estudos podem ser realizados no sentido de apresentar com mais clareza os conceitos e as conexões da AC com CTS, o que certamente enriquecerá essa discussão.

Biografia do Autor

Erisnaldo Francisco Reis, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Biólogo. Mestre em Ensino de Ciências Exatas. Doutorando em Ensino de Ciências Exatas.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ciências - Ecologia pela UFRGS.  Docente Permanente dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino (PPGEnsino) e  Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE).
Universidade Vale do Taquari - Univates - Lajeado/RS/Brasil. 

Publicado

24-05-2023

Edição

Seção

Artigos