VIVÊNCIAS DE PRAZER E SOFRIMENTO EM PROFESSORAS QUE ATUAM EM CRECHES MUNICIPAIS

Autores

  • Luciana Garrido Silva Borges Canuto Pedagogia (2008) Esp. Psicopedagogia (2010) Psicologia Universo (2018) Mestranda Psicologia do Trabalho Puc Go (2021)
  • Kátia Barbosa Macêdo Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
  • Isabelle Rocha Arão

Palavras-chave:

Creche, CMEI, Educação Infantil, professora

Resumo

O trabalho em Centros Municipais de Educação Infantil, que acontece nas creches e pré-escolas públicas brasileiras é permeado por diversas pressões que podem causar angústias aos trabalhadores. É um trabalho de educação e cuidados que possui um escopo de assistência, pressupõe ensino de qualidade e ainda fomenta a economia, garantindo a presença da mulher no mundo do trabalho. Tendo como eixo de investigação a Teoria Psicodinâmica do Trabalho, o artigo apresenta dados qualitativos obtidos a partir da escuta clínica a dez professoras efetivas que atuam nesses estabelecimentos a pelo menos cinco anos. Seus discursos evidenciaram que sentem prazer em estar e acompanhar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, mas sofrem com a sobrecarga de trabalho, aliada ao ritmo intenso e acelerado, além das cobranças por documentações burocráticas; as professoras não possuem liberdade e autonomia e nem se sentem reconhecidas, mas, usam estratégias de defesa. As estratégias coletivas encontradas foram: financiar seu trabalho, trabalhar dobrado, negar e racionalizar seu sofrimento, repetir discursos oficiais. As estratégias individuais, em especial, a de medicalização, evidenciam o aparecimento das patologias, dados que convergem com recentes investigações.

Biografia do Autor

Luciana Garrido Silva Borges Canuto, Pedagogia (2008) Esp. Psicopedagogia (2010) Psicologia Universo (2018) Mestranda Psicologia do Trabalho Puc Go (2021)

 

Pedagoga, Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia,

Mestranda em Psicologia do Trabalho com ênfase em Psicodinâmica do Trabalho docente na Educação Infantil.

Professora Regente na SecretariaMunicipal de Educação de Goiânia desde 2021, Coordenadora Pedagógica (2010 -2018), Coordenatora Disciplinar (2020).

Kátia Barbosa Macêdo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

É graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1985), concluiu o mestrado em Master En Psicología Aplicada a Las Organizaciones - Escuela de Administración de Empresas de Barcelona (1988); é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1994) e concluiu o Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Concluiu o pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e CNAM - França. É psicanalista formada pela Sociedade de Psicanalise de Brasília, ligada à IPA - International Psychoanalitic Association, sendo membro titular, professora titular e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Goiânia. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Isabelle Rocha Arão

Doutoranda em Psicologia pela PUC_GO. Atua como docente na pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho no Centro Universitário Araguaia - UniAraguaia, no RTG Especialização e Brasil Pós.

Publicado

2023-10-09

Edição

Seção

Artigos