ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CLÍNICAS, QUALIDADE DE VIDA E FATORES MOTIVACIONAIS ENTRE PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
Palavras-chave:
Corrida de rua, Motivação, Satisfação pessoal, Qualidade de vidaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar as condições clínicas, a qualidade de vida e os fatores motivacionais entre praticantes de corrida de rua na cidade de Imperatriz, Maranhão, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu através de três instrumentos: formulário estruturado destinado a caracterizar o perfil dos corredores e os hábitos da prática de corrida de rua; instrumento de pesquisa para aferir a motivação através de um questionário validado denominado "Inventário de motivos para a prática regular de atividades físicas ou esportivas; IMPRAFE-132"; e, para aferir a qualidade de vida utilizou-se o questionário validado "WHOQOL "“ Bref" em sua versão abreviada para língua portuguesa. Os participantes possuíam idade entre 18 e 62 anos. As variáveis clínicas apontaram os seguintes valores médios: pressão sistólica 126,1 mmHg; pressão diastólica 82,1 mmHg; peso 69,7 kg e altura 1,70 m. A maior parte dos participantes relataram a prática da corrida de rua por 4 a 5 dias (41,3%), com duração média de 30 a 45 minutos (48,8%), realizando essa atividade há pelo menos 2 anos (41,9%). Dimensões motivacionais e a quantidade de dias em que os participantes da pesquisa correm, mostraram associação principalmente no controle de stress, saúde, estética e prazer. As dimensões prazer e saúde foram as que mais impactaram nas respostas dos corredores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado