ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CLÍNICAS, QUALIDADE DE VIDA E FATORES MOTIVACIONAIS ENTRE PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA

Autores

Palavras-chave:

Corrida de rua, Motivação, Satisfação pessoal, Qualidade de vida

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as condições clínicas, a qualidade de vida e os fatores motivacionais entre praticantes de corrida de rua na cidade de Imperatriz, Maranhão, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu através de três instrumentos: formulário estruturado destinado a caracterizar o perfil dos corredores e os hábitos da prática de corrida de rua; instrumento de pesquisa para aferir a motivação através de um questionário validado denominado "Inventário de motivos para a prática regular de atividades físicas ou esportivas; IMPRAFE-132"; e, para aferir a qualidade de vida utilizou-se o questionário validado "WHOQOL "“ Bref" em sua versão abreviada para língua portuguesa. Os participantes possuíam idade entre 18 e 62 anos. As variáveis clínicas apontaram os seguintes valores médios: pressão sistólica 126,1 mmHg; pressão diastólica 82,1 mmHg; peso 69,7 kg e altura 1,70 m. A maior parte dos participantes relataram a prática da corrida de rua por 4 a 5 dias (41,3%), com duração média de 30 a 45 minutos (48,8%), realizando essa atividade há pelo menos 2 anos (41,9%). Dimensões motivacionais e a quantidade de dias em que os participantes da pesquisa correm, mostraram associação principalmente no controle de stress, saúde, estética e prazer. As dimensões prazer e saúde foram as que mais impactaram nas respostas dos corredores.

Biografia do Autor

Cícero Emerson de Araújo Sena, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Maranhão, Brasil

Possui graduaçao em Medicina pela Universidade Federal do Maranhao (2021). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (2009). Especializaçao em Saúde da Família Pela Universidade Integrada de Patos (2009)

Pedro Antônio Borges Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Maranhão, Brasil

Possui graduaçao em Medicina pela Universidade Federal do Maranhao (2021).

Aloiso Sampaio Souza, Afya Faculdade de Ciências Médicas, Bragança, Pará, Brasil

Possui graduaçao em Medicina pela Universidade Federal do Maranhao (2021). Mestrando em Saúde da Familia e Comunidade pela Universidade Estácio de Sá. Docente do Curso de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC Bragança).

Guilherme Martins Gomes Fontoura, Afya Faculdade de Ciências Médicas, Bragança, Pará, Brasil

Acadêmico de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC BRAGANÇA. Bacharel em Biomedicina pela Faculdade Anhanguera de Anápolis - FAA. Especialista em Saúde da Mulher e da Criança (Residência Multiprofissional) pela Universidade Federal do Pará - UFPA/HSAMZ. Mestre em Saúde e Tecnologia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Rafaela Cristina Araújo Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil

Mestra em Saúde e Tecnologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutoranda em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil.

Rossana Vanessa Dantas de Almeida Marques, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Maranhão, Brasil

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Odontologia Preventiva e Infantil pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA CCSST) do curso de medicina e coordenadora do curso de odontologia da Faculdade de Imperatriz Wyden.

Publicado

09-10-2023

Edição

Seção

Artigos