APROVEITAMENTO DE CINZAS DE MADEIRA PARA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA
Palavras-chave:
Concreto, Pavimentação, Blocos, Sustentabilidade, Cinzas, Resíduo.Resumo
Dentre os resíduos da produção industrial destacam-se as cinzas, decorrentes da necessidade de produção de energia e vapor com o uso de caldeiras térmicas. Segundo a legislação ambiental vigente, cabe aos geradores a correta destinação destes resíduos industriais, visando a sustentabilidade ambiental. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa experimental, cujo objetivo foi avaliar o emprego das cinzas produzidas em uma unidade agroindustrial para produção de blocos de concreto para pavimentação intertravada. Os blocos de concreto foram fabricados pelo processo de vibro-compactação, utilizando a cinza como adição na mistura de concreto nas proporções de 0, 5, 10, 20 e 40% da massa de cimento. Nas idades de 7, 14 e 28 dias os blocos foram submetidos ao ensaio de compressão, sendo nesta última idade também determinadas as taxas de absorção de água. Os resultados demonstraram a potencialidade de reutilização da cinza como adição na produção de blocos de pavimentação intertravada, com aumento da resistência à compressão para adições em teores de 5% e 10%, quando comparados com os blocos sem adição de cinzas, e a redução da absorção de água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado