EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO NA SÍNCOPE DE VASOVAGAL: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Treinamento Resistido, Síncope Vasovagal, Tratamento, Força, Saúde.Resumo
O objetivo desse estudo é avaliar os efeitos do treinamento resistido (TR) sobre a síncope vasovagal (SVV). Trata-se de um estudo de caso longitudinal, intervencionista, descritivo, ex-ante e ex-post facto, com estratégia de análise quantitativa dos resultados apresentados. A SVV é uma condição comum caracterizada pela perda de consciência decorrente de uma falha do sistema nervoso autônomo. Apesar da variedade de tratamentos propostos, o TR tem se destacado como a principal escolha em diversos estudos. Uma participante de 21 anos, do sexo feminino com diagnóstico confirmado por meio do exame (Tilt Test), integrou o estudo, que teve a extensão de 12 semanas. Antes do início do treinamento, foram conduzidos testes abrangentes, coleta de dados antropométricos e uma avaliação postural. Os resultados destacaram melhorias significativas no tônus postural da paciente, assim como um ganho notável de resistência muscular. Essas melhorias refletiram positivamente no equilíbrio e na força, sugerindo que o TR pode ser uma intervenção eficaz no tratamento da SVV. Este estudo contribui para a compreensão dos benefícios do TR, fornecendo informações para profissionais de saúde e pesquisadores interessados nessa abordagem terapêutica específica para a SVV.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado