APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS FINANCEIRAS E GERENCIAIS NA TOMADA DE DECISÃO: UMA INVESTIGAÇÃO COM OS MICROS EMPREENDEDORES DA FEIRA 44 EM GOIÂNIA-GO

Autores

Palavras-chave:

Gerenciamento, Feirantes, Conhecimento.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais conhecimentos e ferramentas gerenciais os feirantes da feira hippie de Goiânia utilizam para controlar e administrar o seu negócio. A escolha da feira hippie, localizada no centro da cidade de Goiânia, se deu pela sua importância para a cidade, visto que é a maior feira ao ar livre da América Latina, com um quantitativo superior a 6.000 feirantes, além de um movimento de clientes e mercadorias considerável. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário com perguntas abertas, aplicado aos feirantes no mês de junho 2023. A amostra valida correspondeu a 740 questionários. A pesquisa identificou alto número de feirantes que não souberam responder o resultado operacional no final de cada período. Similarmente, a concorrência e a falta de capital de giro são suas principais dificuldades enfrentadas. Cerca de 39% dos feirantes gerenciam seus negócios sem utilizar nenhum registro formal. Há feirantes que possuem conhecimentos financeiros e de ferramentas gerenciais, mas não é usado. Esse achado é comprovado através do alto índice de pessoas que não souberam responder quantos produtos deveriam ser vendidos para ter lucro no mês, e de feirantes que não realizavam anotações e registros como fluxo de caixa e controle de estoque.

Biografia do Autor

Celma Duque Ferreira, Departamento de administração e contabilidade da UFG

rofessora na Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com Doutorado Sanduíche (2020) na University of Newcastle - Newcastle (Austrália) com financiamento do Programa PRINT - Programa Institucional de Internacionalização da CAPES. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, especialização em Gestão de Negócios pela UNIC e bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. 

Gilberto Crispim, Departamento de administracão e contabilidade da UFG

Doutor em Contabilidade (UFSC) com Sanduiche na The University of Newcastle, Austrália; Mestre em Contabilidade (UFPE); Especialista em Administração Financeira (UPE); Graduado em Contabilidade (UNICAP); Graduado em Administração (FACHUCA-PE). Atualmente é Professor Adjunto (DE), coordenador de curso e estágio no curso de administração, coordenador de monitoria e projeto de ensino da UAECSA da UFG. É pesquisador na área de contabilidade e administração pública. Ministra aulas nas disciplinas de contabilidade pública e controladoria, orçamento público e controle interno na gestão pública, administração financeira e práticas de controle interno na gestão pública, contabilidade e planejamento tributário. Foi membro de projeto de pesquisa CNPq, Coordenador de Projeto de Pesquisa FAPEG, Coordenador de Curso e Pós-graduação (latu senso) e Estágio Supervisionado (curso administração) na UFG, Coordenador e Professor do Curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário de Goiás - Uni-anhanguera. Ministrou aulas no Curso de Contabilidade, como Professor Substituto na (UFPE), e nos cursos de Administração e Contabilidade como professor efetivo na SOPECE/PE. Foi servidor público municipal, gestor administrativo, contábil e financeiro em empresas nacionais e multinacional por mais de dez anos. Foi micro empresário contábil e de entretenimentos. Possui experiência em Consultoria Empresarial nas áreas de Administração, Contabilidade, Finanças e Gestão por mais de dez anos.

Kleber Domingos de Araújo, Departamento de administração e contabilidade da UFG

Possui doutorado pela Universidade de São Paulo FEA/USP (2015), mestre em Controladoria Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado UNIFECAP / SP (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC GOIÁS (1994). É Professor Ajunto da Universidade Federal de Goiás - FACE/UFG nos cursos de graduação em ciências contábeis, especialização em Controladoria e Finanças e mestrado em contabilidade. Desenvolveu trabalhos de Comissão de Avaliação do ENADE/INEP (2018 - 2024) , coordenador de curso de graduação FACE/UFG e, também, em diversas especializações do CRC/GO. Tem desenvolvido trabalhos de avaliação de periódicos e de avaliação de diversos congressos nacionais, atuando como pesquisador, principalmente, nos seguintes temas: controladoria, informações gerenciais, desempenho no setor público e educação para negócios.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Edição

Seção

Artigos