DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMO EM PYTHON PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE GRELHA
Resumo
A engenharia estrutural desempenha um papel fundamental na concepção e análise de estruturas que atendam a rigorosos padrões de segurança e eficiência. Nesse contexto, a aplicação de métodos numéricos, como o Método da Rigidez Direta, torna-se essencial para a idealização e análise estrutural. O presente estudo tem como propósito o desenvolvimento de um código em linguagem de programação Python fundamentado no Método da Rigidez Direta, capaz de determinar com precisão deformações, reações de apoio e esforços internos de estruturas de grelhas no regime elástico linear. O algoritmo elaborado ao término do estudo demonstra eficácia, produzindo resultados satisfatórios que se equiparam aos dados encontrados na literatura ou gerados por cálculos manuais de análise estrutural de sistemas estruturais de grelha. A fim de validar o algoritmo, são apresentados alguns exemplos de grelhas sujeitas a diversos tipos de carregamentos, condições de contorno e ligações, com o objetivo de comparar os resultados obtidos através do código desenvolvido com aqueles provenientes de cálculos manuais e de outros autores da mesma área temática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado