O CONTATO NA FRONTEIRA: REVELANDO CONEXÕES ENTRE FREUD, SKINNER E ROGERS
Resumo
Este artigo desafia as “fronteiras proibidas” entre Psicanálise, Behaviorismo e Humanismo, explorando as possibilidades de um diálogo interdisciplinar muitas vezes é evitado no meio acadêmico. Sendo assim, tem como esforço compreender consensos e divergências entre Freud, Skinner e Rogers. Estruturamos o estudo em três partes: a) numa revisão bibliográfica sobre definições científicas; b) na leitura analítica para identificar e compreender conceitos centrais, objetos de estudo e métodos investigativos em Sigmund Freud, Burrhus Frederic Skinner e Carl Rogers); c) num quadro de referência envolvendo as dimensões analíticas das três correntes estudadas. Como resultado desta investigação, foi possível perceber que, apesar das diferenças epistemológicas entre as abordagens, há um diálogo entre elas, pois, sobretudo, prevalece o estudo da psicologia humana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado