NÍVEL DA APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS PRATICANTES DE CROSSKIDS
Resumo
O Cross Kids é importante na vida das crianças por proporcionar e melhora no condicionamento físico, sendo assim prevenindo doenças físicas e mentais. O objetivo do presente estudo é analisar os níveis de aptidão física em crianças praticantes de Cross Kids. O presente estudo trata-se de um estudo transversal, realizado em uma academia de Cross Kids em Goiânia, para os critérios de inclusão foram aceitas crianças de ambos os sexos, com a idade de 6 a 10 anos praticantes da modalidade Cross kids com tempo mínimo de 1 mês de prática. Para os critérios de exclusão, crianças com mais vinte dias sem treinar ou com alguma limitação física para a realização dos exercícios. Foram realizadas avaliações como estatura, peso e índice de massa corpórea. Os testes de aptidão física realizados foram: Arremesso Medicine Ball, Teste de Resistência Abdominal, o Teste de Corrida de 20 metros, Sentar e Alcançar e Teste de Sentar e Levantar. O presente trabalho analisou 15 crianças de ambos os sexos, sendo 12 do sexo feminino e 3 do sexo masculino, com média de idade 8,47±1,26 anos e com tempo de prática entre 1 mês a 1 ano e 4 meses. As crianças foram divididas por tempo de prática em que foram classificadas como iniciantes (1 a 6 meses, n=9) e como intermediários (6 meses a 16 meses, n=6) em que não se constatou diferença significativa nos testes realizados das capacidades físicas. As crianças praticantes de Cross Kids apresentaram uma tendencia de melhora nas capacidades física quando se trata da velocidade, força de membros superiores e inferiores e resistência muscular localizada na região abdominal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado