CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E SUA INTERFERÊNCIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Kênia Ribeiro da Silva Professora da rede municipal de ensino de Goiânia

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Prática Educativa.

Resumo

Com a intenção de alcançar uma escolarização voltada para a formação de sujeitos capazes deexercerem uma cidadania mais democrática, pretende-se esboçar as diferentes concepções de educaçãoconstituídas mediante as mudanças sócio históricas, ao longo da história, Ã s quais contribuíram para aabertura de novas possibilidades de discussão no campo da educação. Desse modo, paradigmaseducacionais vão se constituindo no vasto território da educação, abordando a amplitude e abrangênciadeste campo, nas suas mais diversas dimensões. Discutir tais paradigmas desde as correntestradicionais, Ã qual defende uma educação que gira em torno de uma concepção individualista eliberal, até as correntes mais progressistas cujo enfoque se dá numa perspectiva coletiva e social, bemcomo a proeminência do caráter cultural nos postulados contemporâneos se faz pertinente nessa reflexão. Visa-se nortear as modalidades de educação, bem como sua relevância na ação educativa, demaneira a explicitar o objeto de estudo da Pedagogia, que é o conteúdo do educativo, a fim defomentar práticas educativas diárias, no interior das salas de aula, que sejam efetivas. É importantecompreender que a escola deve ser um local que promova a formação humana, fazendo da escola umespaço de reflexão e crítica, com vistas a contemplar o desenvolvimento dos sujeitos inseridos nestecontexto.

Biografia do Autor

Kênia Ribeiro da Silva, Professora da rede municipal de ensino de Goiânia

Professora da rede municipal de ensino de Goiânia

Downloads

Publicado

01-04-2014

Edição

Seção

Artigos