A PRÁTICA EDUCATIVA E A AUTONOMIA: UM ESPETÁCULO DE MÁSCARAS
Palavras-chave:
Rousseau, educação, autonomia, desejo.Resumo
O trabalho a seguir tem como objetivo mostrar algumas críticas em relação a uma educação quenão considera efetivamente o aluno; em razão disso, discorre-se que na instituição escolar, sejano ensino básico ou no superior, não há uma formação para a autonomia, busca-se criarcaminhos fáceis para se chegar à s informações. Para se fazer tais análises, optou-se porapresentar fragmentos da obra que revela a importância dada à educação por Rousseau, Emílioou Da Educação; podendo-se concluir que, na maioria das vezes, se opta por uma práticaeducativa que contemple uma carga horária a cumprir, um currículo a ser ministrado, sem a realnecessidade de se fazer valer a autonomia do pensamento, do desejo pelo saber.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado