ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROFISSIONAIS DE MUSCULAÇÃO EM RELAÇÃO AO SEU CONHECIMENTO SOBRE ANATOMIA HUMANA, NA CIDADE DE GOIÂNIA - GO E REGIÃO DO VALE DO AÇO – MG, NO ANO DE 2012
Palavras-chave:
Anatomia Humana. Profissionais de musculação. Academias.Resumo
A busca por melhor qualidade de vida tem levado muitas pessoas a procurar as academias de ginástica,como alternativa para driblar as dificuldades do cotidiano. Porém, uma grande maioria dos praticantesinicia um programa de treinamento sem observar a formação dos profissionais e a qualidade dosserviços prestados nestes estabelecimentos. Como resultado disto a desistência é grande, pelo fracassoem seus propósitos e também por lesões decorrentes do uso inadequado dos aparelhos. Diante destarealidade, o presente trabalho objetivou principalmente identificar o nível de conhecimento dosinstrutores de musculação sobre Anatomia Humana e entre os espeíficos analisar o nível de satisfaçãodos profissionais em relação ao aprendizado de anatomia no curso de Educação Física e outrosaspectos referentes a estes profissionais. O levantamento de dados foi realizado por meio de umquestionário aplicado a 70 profissionais que trabalham em academias de musculação em Goiânia-GOe na região do Vale do Aço-MG. Constatou-se que 71,4% dos profissionais entrevistados, sãograduados em Educação Física, sendo o nível de conhecimento em anatomia mediano, com relação aonúmero de acerto das questões sobre este conteúdo. A maioria dos profissionais acredita que adisciplina de anatomia humana é importante para a sua atuação e que as instituições de ensinodeveriam aumentar a carga horária desta disciplina ou oferecer uma disciplina de revisão em anatomiaao final do curso de graduação. Apesar da maioria dos profissionais entrevistados serem graduados, épreciso maior vigilância dos conselhos regionais quanto à s qualificações dos profissionais que atuamnas academias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado