AS CONSTRUÇÕES DA MOTIVAÇÃO LINGUÍSTICA PARA A APRESENDIZAGEM DO LÉXICO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Ione Santos e Silva

Palavras-chave:

Mídias, hipermídia, hipertexto, hibridismo textual.

Resumo

As discussões apresentadas neste trabalho relacionam as mídias com a nova forma de leitura. Nesse sentido,
surge um novo modelo de leitura digital e novas metodologias para a transição entre o livro e o computador.
Contudo, é necessário repensar e avaliar como a sociedade se relaciona com a hipermídia e as diferentes leituras.
Isto, no entanto, exige aprofundamento teórico e pedagógico. A partir dessa ideia, percebe-se que as ações e
estudos darão suporte às novas ancoragens semióticas que a leitura na internet representa. O objetivo deste artigo
é discutir o hipertexto-hibridismo textual nas vivências de leitura no contexto digital e, assim, reforçar a
importância do discurso em linguagem midiática na relação de aprendizagem entre professor-aluno. O
referencial teórico está ancorado nas publicações de diversos autores como, Gomes (2011), Ramal (2003) e Levy
(1996). A sociedade vive um momento ímpar que requer desafios, porém, ainda há resistência com o novo
modelo de leitura onde se permeia o hibridismo textual, com múltiplas formas de interação e um navegador em
diversos caminhos. Discutir e entender a chegada dessas ferramentas na educação é a melhor forma de
compreender o universo dessa nova geração de alunos e direcionar o aprendizado para o uso adequado desse
novo modelo.

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Edição

Seção

Produções do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - NEPPG - Período de 2011-2014 - Edição Especial