MODELAGEM COMPUTACIONAL DO MÉTODO DE CISALHAMENTO DIRETO COM CONECTOR TIPO PINO COM CABEÇA
Palavras-chave:
Conectores, cisalhamentoResumo
Diversos tipos de lajes podem ser usados em estruturas mistas de aço concreto. Entretanto, a laje alveolar é uma boa solução, pois ela reduz a necessidade de escoras permitindo que a estrutura de concreto seja executada com velocidade compatível à estrutura metálica. Este trabalho apresenta uma discussão da ligação de cisalhamento promovida em vigas mistas de aço concreto, por conectores tipo pino com cabeça. A ligação é feita pelo conector e preenchida com concreto, podendo existir ou não armadura transversal. Os resultados da modelagem são comparados com os resultados obtidos em laboratórios, na forma de ensaios experimentai disponíveis na literatura. Observou-se que a ligação possui alta resistência e a análise computacional, desenvolvida com o programa DIANA ®, encontrou dificuldades para representar o mecanismo de falha da ligação na região não linear devido à inexistência de um modelo no software que represente o confinamento do concreto.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado