AS MÍDIAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR
Palavras-chave:
DNA, vídeos, YouTube, ferramenta didática.Resumo
O site YouTube tem uma enorme variedade de vídeos, podendo ser educativos, ou não. O presente trabalho analisou sete vídeos postados no site YouTube que podem ser utilizados como ferramenta didática no ensino da estrutura e funcionamento da molécula de DNA. Foi realizada uma classificação quanto a sua qualidade de imagem e abordagem do conteúdo. Foi aplicado um questionário para 33 alunos do 3º ano do ensino médio, onde foi analisado o perfil de utilização da internet pelos mesmos. A maioria destes alunos utiliza a internet como forma de entretenimento, enquanto o momento é oportuno para a busca de conhecimento e aprendizado. Neste sentido propõe-se uma reflexão sobre a importância do site YouTube como ferramenta didática, onde o professor precisa envolver-se com a linguagem audiovisual interativa, afim de favorecer o ensino e aprendizado, para deixar suas aulas mais prazerosas e servir de mediador entre o mundo virtual e a educação, levando ao conhecimento de seus alunos, conteúdos na internet, que possam alavancar o conhecimento na preparação para o vestibular.Downloads
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado