O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Lúdico, Biologia, Educação de Jovens e AdultosResumo
A utilização de diferentes metodologias é algo essencial para o ensino-aprendizagem, porémsão poucos os materiais didáticos que atendem as especificidades e necessidades dos alunos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a funcionalidade da introdução do jogo das vitaminas e das caixinhas na educação de jovens e adultos como instrumento pedagógico para o ensino de vitaminas e de biologia celular, verificar o nível de interesse dos alunos pela aplicação dos jogos, bem como adaptar tais jogos a clientela. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários antes e depois dos jogos didáticos, além da observação das reações dos alunos durante a realização dos jogos e análise documental. Os jogos foram introduzidos no Colégio Estadual Mansões Paraíso, na educação de jovens e adultos, nas turmas do V semestre da segunda etapa e I
semestre da terceira etapa. Os resultados indicaram que os alunos aprenderam sobre o tema abordado e que o jogo auxiliou no ensino-aprendizagem das matérias e favoreceu a apropriação de conhecimentos dos alunos. Estes se mostraram bastante motivados com a introdução do jogo.
Downloads
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado