CAUSAS DA INADIMPLÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E MEIOS DE REDUZI-LA
Palavras-chave:
Inadimplência escolar, Instituição de Ensino Superior, Educação.Resumo
A expansão das Instituições de Ensino Superior particulares percebida nas últimas décadas, desde aimplementação do Plano Nacional de Educação (PNE), se mostra uma faca de dois gumes. Por umlado, favorece o acesso de diversos estudantes, impossibilitados de ingressar em uma instituiçãopública devido a escassez de vagas disponíveis; por outro, devido a dificuldades no pagamento das
mensalidades, pode trazer uma dívida para o aluno e dificuldades financeiras para a Faculdade ouUniversidade, que tem a mensalidade como uma de suas únicas fontes de renda. O artigo pretende
demonstrar, por meio de pesquisa exploratória com análise descritiva de dados, quais são as causasmais frequentes da inadimplência, assim como sugerir formas de evitá-la ou, ao menos, atenuá-la. A
pesquisa foi realizada em um IES privada na cidade de Goiânia-GO, onde constatou-se que, apesar doaumento da inadimplência, as justificativas para que ocorra não exprimem grandes diferenças entre si,mantendo-se um padrão que depende de iniciativas da própria IES para que seja modificado.
Downloads
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado