ANÁLISE DO USO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL COMO AGREGADO MIÚDO EM PAVIMENTAÇÃO
Palavras-chave:
pavimentação, resíduo, sub-baseResumo
Analisar misturas de solo com adições de Resíduos da Construção Civil (RCC) visando o seu aproveitamento na pavimentação rodoviária é meta relevante na configuração tecnológica atual, visto que essa atividade absorve grandes quantidades de insumos. Nesta pesquisa, analisa-se três misturas de solo-RCC, sendo: 100% solo; 30% RCC + 70% solo; e 50% RCC + 50% solo. Foram ensaiados somente osmateriais na fração miúda (passante na peneira nº 4). Como trabalho experimental, foram realizados ensaios de caracterização física dos materiais e caracterização mecânica das amostras através do Índice de Suporte Califórnia (ISC) com medição de expansão, que expuseram a qualidade e a potencialidade de cada mistura. Conclui-se com os resultados laboratoriais a adequação da amostra de 50% RCC + 50% solo em sub-base de pavimentos de acordo com a NBR ABNT 15.115 (2004)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado