BIOLOGIA/GENÉTICA FORENSE: A FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DENTRO DE UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
DNA Forense, Formação Docente, Graduação, Biologia.Resumo
A área de Genética apresenta muitas novidades, as quais geralmente não são discutidas em sala de aula por falta de material didático apropriado, ou pela falta de preparação dos docentes em explicar temas, os quais não fizeram parte da sua formação, como o DNA Forense. Diante deste cenário observou-se a oportunidade em se trabalhar esse tema com os graduandos dos cursos de Biologia. Foi delineada uma palestra intitulada "O DNA Forense mais próximo do que você imagina" e ministrada aos alunos do 4º Período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no Polo de Aparecida de Goiânia, Goiás-Brasil. Após a palestra foi aplicado um questionário para 20 graduandos avaliando a assimilação do conteúdo ministrado. Os resultados obtidos demonstraram que o objetivo de realização da palestra foi alcançado, pois na maioria dos casos houve grande compreensão dos conceitos que foram expostos. Ao se trabalhar o DNA forense com os futuros professores, buscou-se demonstrar a importância de os profissionais de ensino estarem inteirados dos temas que compõe a nova realidade científica ao redor do mundo, pois o ensino não é um campo estagnado, está sempre passando por transformações e isso implica que para que um profissional docente acompanhe as mudanças que surgem, a continuidade de sua formação é uma necessidade, tanto para que ele desempenhe um bom trabalho, quanto para que o mesmo tenha satisfação pessoal ao lidar com seus alunos e estes perceberem que o professor está atualizado e consegue suprir a sua necessidade de conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado