ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO DE DIFERENTES REALIDADES EM GOIÂNIA-GO
Palavras-chave:
Alimentação, Educação Física Escolar, Atividade FísicaResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a alimentação oferecida pela escola e seu impacto nas aulas de Educação Física no ensino fundamental em duas realidades distintas: uma escola da rede pública e outra da rede particular em Goiânia-GO. Para analisar a alimentação foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva, a qual foram aplicados questionários, para os professores, alunos e merendeiras, relacionado aos alimentos consumidos pelos alunos. Os dados obtidos de ambas as escolas foram comparados e classificados como adequados ou inadequados de acordo com a literatura científica da área. Os resultados obtidos indicaram que a alimentação em ambas às escolas são servidas nos mesmos horários, sendo que na escola pública há um trabalho de educação alimentar, contendo um cardápio variado e na escola particular não possui este serviço, indicando a necessidade de uma maior intervenção em seus hábitos alimentares. Concluindo assim que a alimentação oferecida na escola é de suma importância para o bom desempenho do aluno em todas as disciplinas e quando se remete a atividade física nas aulas de Educação Física, ela tem um papel fundamental, pois auxiliará no desempenho dos alunos, evitando o risco de possíveis problemas de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado