A CONTRIBUIÇÃO DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Capoeira, Psicomotor.Resumo
RESUMOO presente estudo teve como objetivo verificar o desenvolvimento psicomotor dos indivíduos com Síndrome de Down e os benefícios da prática da capoeira para eles. Também descrita como trissonomia do cromossomo 21, a Síndrome é uma mutação genética com características espeíficas que afetam fisicamente e psicologicamente em todos os casos. A escolha da capoeira é pertinente por se tratar de uma ferramenta que possui características lúdicas, com aspectos artísticos, musicais, físicos, entre outros necessários ao desenvolvimento psicomotor. Foi realizada um estudo de caso, descritivo e de análise qualitativa, onde a professora de uma escola inclusiva na cidade de Goiânia-GO, respondeu perguntas sobre o tema em questão, além do estudo de várias literaturas publicadas. É importante salientar que os resultados apontam uma contribuição positiva da capoeira na vida das pessoas com Síndrome de Down, melhorando as pequenas atitudes diárias, o comportamento individual e o relacionamento social além do aumento da autonomia e da autoestima, o que é fundamental a qualquer pessoa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado