A IMPORTÂNCIA DO OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NO DIAGNÓSTICO DA DISLEXIA
Palavras-chave:
Dislexia. Diagnóstico. PsicopedagogiaResumo
Esse artigo aborda a importância do olhar psicopedagógico no diagnóstico da dislexia. Tem os seguintes objetivos: destacar a importância do estudo da dislexia em relação a possíveis dificuldades que a criança pode apresentar na leitura e na escrita; destacar o olhar do psicopedagogo na questão em foco. Na primeira parte do artigo teremos os seguintes referenciais teóricos: Seabra e Capovilla, Barbosa e Sampaio, que enfatizam conceitos, definição e tipos de dislexia, consciência fonológica e obstáculos à aprendizagem. Na segunda parte do artigo vamos abordar os cuidados que devemos ter para evitar um diagnóstico psicopedagógico equivocado. Esse estudo foi de grande importância para o entendimento da importância de um diagnóstico precoce de dislexia e orientações a escola e a família, por parte do psicopedagogo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado