A CULTURA INCLUSIVA: ENTRE CIÊNCIA E MITOS
Palavras-chave:
Deficiência intelectual, inclusão, educação.Resumo
As deficiências intelectuais são frequentemente vistas como construções sociais desviantes, estabelecidas em torno de um padrão de normalidade (VIGOTSKI, 2004). O significado do termo "Deficiência" continua sendo discutido, originando diferentes definições em função do foco dado a essa condição. No Brasil, o Estado consolidou a saúde mental como política pública, viabilizada mediante aparato legal por meio de emendas constitucionais. Em um âmbito regional, a Amazônia possui escassas pesquisas referentes à deficiência intelectual e seu meio de inclusão. Este documento tem como objetivo analisar as questões inclusivas de pessoas que vivem com alguma deficiência intelectual, bem como comentar acerca das deficiências intelectuais mais prevalentes analisadas em escolas públicas de Belém, PA. Foi feita uma revisão da literatura pertinente ao assunto, bem como realização de práticas para a coleta de dados. Com base nas pesquisas de campo, verificou-se que 42,85% das escolas visitadas possuem alunos com deficiência intelectual com prevalência (88% para autismo e 22% para Síndrome de Down), além de outros resultados. Na prática, a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência não funciona como deveria; muitas escolas não se adequam por falta de interesse, estrutura ou incentivo para tal, mas funcionam normalmente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado