TRATAMENTO DE ÁGUAS CINZA EM RESIDÊNCIAS PARA REAPROVEITAMENTO EM ATIVIDADES DOMÉSTICAS
Resumo
Com a escassez de água o ser humano busca desenvolver formas para reduzir o consumo de água potável, a fim de garantir a vida útil desse bem tão importante para a manutenção da vida. O objetivo desse trabalho é apresentar um método, eficiente, de fácil instalação e manuseio, o qual realiza o tratamento das águas cinza geradas em residências, este trabalho busca comprovar a economia que pode ser obtida a partir da instalação do sistema de tratamento de águas cinza e o tempo de retorno do investimento. O sistema de tratamento de águas cinza utiliza mecanismos múltiplos de filtragem, sendo assim, as águas cinza passam por diversos recipientes, estando estes preenchidos por material filtrante. Todo processo de filtragem utiliza barreiras físicas, não utilizando nenhum tipo de componente químico. O projeto em questão apresentou eficiência quanto ao reaproveitamento das águas cinza, a qual pode ser totalmente reutilizada para atividades de uso não potável. A partir de análise de dados, comparando o valor investido para desenvolvimento do sistema de tratamento de águas cinza, com o valor obtido devido à economia de água potável alcançada, constatou-se que o tempo de retorno financeiro será de 9,5 anos, podendo esse tempo ser reduzido consideravelmente se o sistema de tratamento de águas cinza for aplicado em larga escala.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado